A igualdade de género é um direito fundamental e uma condição necessária para a dignidade humana, equidade laboral e coesão social e comunitária. A Skymedical procura incentivar e apoiar o empoderamento das mulheres de forma continuada e sustentada.

A igualdade entre mulheres e homens continua a ser um ponto marcante na agenda laboral. De acordo com o relatório “Women in Work 2021”, elaborado pela consultora PWC, na última década, os países da OCDE mostraram evoluções positivas relativamente ao acesso feminino ao mercado de trabalho (de 66% de mulheres que trabalham em 2011 para 70% em 2019). A taxa de desemprego também diminuiu em comparação com a de 2011 (6% vs. 8% em 2011), aproximando-se assim da taxa de desemprego masculino (5%).

Os sete Princípios Fundamentais de Empoderamento Feminino das Nações Unidas defendem que as empresas deverão estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para alcançar a igualdade de género. Para tal, é imperativo tratar todos os colaboradores de forma justa, garantir a sua saúde, segurança e bem-estar, independentemente do seu género. E ainda, mais especificamente, promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional das mulheres, implementar ações e iniciativas na organização e junto da comunidade que promovam o seu empowerment, medindo e reportando publicamente o progresso da organização.

Atualmente, a estrutura da Skymedical conta com 80 colaboradores, 30/37% dos quais são mulheres, e conta com 9 cargos de coordenação, sendo que 6 são ocupados por mulheres o que demonstra os seus esforços para promover a igualdade de género nos cargos de chefia.

A Skymedical manterá os seus esforços continuados para com esta causa e, considera que o equilíbrio da presença de mulheres e homens na sua estrutura representa uma evolução significativa para a sua atividade e efetiva o seu compromisso para com os Direitos Humanos e a Igualdade de Género.

Partilhe este artigo